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ASSUNTOS DE CONTABILIDADE

4 participantes

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Mensagem  Admin Ter Jan 20, 2009 8:32 am

POSTEM...

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ASSUNTOS DE CONTABILIDADE Empty Duvida Livro Ricardo Ferreira

Mensagem  matematikus Sex Jan 23, 2009 2:24 pm

Boa noite amigos concurseiros,

Este é o meu primeiro post no forum, gostaria de colocar-me a disposição para ajudar no que puder e desejar sucesso a todos.

Bem, minha dúvida é sobre Contabilidade, mais especificamente sobre o livro que tenho do Ricardo Ferreira (Contabilidade Basica - 5ª Ed.) Nunca tinha estudado essa materia e ao comparar com o edital passado de AFRF vi que tem muitas coisas que não batem com o índice do livro. Pergunto, ele é incompleto mesmo ou foi a nomenclatura que mudou de 2005 pra cá? Outra, só este livro é suficiente ou devo comprar o do Ed Ferrari? Pois gostaria de seguir meus estudos de acordo com o último edital.

Desde já agradeço a turma. E Parabéns pelo fórum. Smile

matematikus

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ASSUNTOS DE CONTABILIDADE Empty OLÁ

Mensagem  estudante101 Sex Jan 23, 2009 3:03 pm

matematikus escreveu:Boa noite amigos concurseiros,

Este é o meu primeiro post no forum, gostaria de colocar-me a disposição para ajudar no que puder e desejar sucesso a todos.

Bem, minha dúvida é sobre Contabilidade, mais especificamente sobre o livro que tenho do Ricardo Ferreira (Contabilidade Basica - 5ª Ed.) Nunca tinha estudado essa materia e ao comparar com o edital passado de AFRF vi que tem muitas coisas que não batem com o índice do livro. Pergunto, ele é incompleto mesmo ou foi a nomenclatura que mudou de 2005 pra cá? Outra, só este livro é suficiente ou devo comprar o do Ed Ferrari? Pois gostaria de seguir meus estudos de acordo com o último edital.

Desde já agradeço a turma. E Parabéns pelo fórum. Smile

VEJA BEM,MUITA COISA MUDOU DE LÁ P/ CÁ E ESTE LIVRO ESTÁ NA 6 ed,E ATUALIZADO VEJA O LINK
http://www.editoraferreira.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=29&sid=20
E PELO O QUE OS PROFS COMENTAM DEVEMOS TER O POUCO MAIS DE PACIÊNCIA..ISTO PORQUE TEM AINDA AS NORMAS DA CVM...
O ED FERRARI É BEM CONCEITUADO PODE COMPRAR E DESEJANDO VEJA A SALA DE BIBLIOGRAFIA AQUI
https://afrf.forumeiros.com/topicos-por-disciplina-e-bibliografia-f11/bibliografia-t34.htm
lÁ TEM UM MONTE DE DICAS DE LIVROS DE CONTABA/TÓPICOS
ABRAÇOS

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ASSUNTOS DE CONTABILIDADE Empty Re: ASSUNTOS DE CONTABILIDADE

Mensagem  Coleguinha Dom Jan 25, 2009 6:40 am

matematikus escreveu:Boa noite amigos concurseiros,

Este é o meu primeiro post no forum, gostaria de colocar-me a disposição para ajudar no que puder e desejar sucesso a todos.

Bem, minha dúvida é sobre Contabilidade, mais especificamente sobre o livro que tenho do Ricardo Ferreira (Contabilidade Basica - 5ª Ed.) Nunca tinha estudado essa materia e ao comparar com o edital passado de AFRF vi que tem muitas coisas que não batem com o índice do livro. Pergunto, ele é incompleto mesmo ou foi a nomenclatura que mudou de 2005 pra cá? Outra, só este livro é suficiente ou devo comprar o do Ed Ferrari? Pois gostaria de seguir meus estudos de acordo com o último edital.

Desde já agradeço a turma. E Parabéns pelo fórum. Smile

Oi matematikus,
Eu possuo a 3ª edição de Contabilidade Básica do Ricardo Ferreira, então baixei as atualizações e como complemento que na verdade passou a ser a minha base de estudos - comprei o livro RESUMO DE CONTABILIDADE GERAL também do Ricardo Ferreira.
Eu como já tenho um conhecimento me ajudou bem e economizei muito nessa compra.
Lembrando que o livro de Resumo não possui exercícios, mas ele é excelente e mesmo para Você tendo pouco conhecimento será essencial!!!
OBS: o livro do Ricardo Ferreira por ser Contabilidade Básica não está incompleto e para o edital Você consegue zerar com um livro de Contabilidade Avançada.
Abraços e bons estudos!!! study
Coleguinha
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ASSUNTOS DE CONTABILIDADE Empty MAIS DICAS....

Mensagem  estudante101 Dom Jan 25, 2009 9:50 am

OLÁ!
Contabilidade Geral - 600 questões de concursos com gabarito comentado
Autor: Ed Luiz Ferrari
Editora: Campus

6ª Edição: Lançada em 11/09/2008

“Tendo em vista que foram muitas modificações, em face da mudança rígida de vários artigos da Lei das Sociedades por Ações, não será disponibilizada nenhuma ponte que ligue a 5ª edição à 6ª edição.
E Análise de Balanços - Ed Ferrari - Campus

CONTABA GERAL DO ED ESTÁ NA 9 EDIÇÃO CERTO?PODE COMPRAR,SIM!
ALGUNS COMENTÁRIOS DE COLEGAS CONCURSEIROS...
http://www.livrariaultimainstancia.com.br/detalhes.php?intIdLivro=11841
O livro está por R$ 103,92 na livraria ultima instância.
Já comprei vários livros lá. A entrega é rápida. Recomendo...

OUTROS..ATUALIZAÇÃO
Está sim. Só não está com a MP 449, mas considero atualizado sim, pois, já está com a lei 11.638/07, e daqui que essa MP vire lei e seja cobrado pelas bancas, acredito eu que vai demorar um pouquinho.
VAMOS ESPERAR...

ABRAÇOS

estudante101

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ASSUNTOS DE CONTABILIDADE Empty Re: ASSUNTOS DE CONTABILIDADE

Mensagem  matematikus Seg Jan 26, 2009 3:45 am

Vlw pessoal, muito obrigado pelas dicas. =)

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ASSUNTOS DE CONTABILIDADE Empty prova comentada do cgu2006

Mensagem  estudante101 Ter Jan 27, 2009 3:50 pm

CGU/2006

41- Pedro Miguel da Silva e Márcio Elias são proprietários de pequena indústria de laticínios e utilizam dois veículos em sua atividade, sendo um, no valor de R$ 15.000,00, em nome da empresa e outro, no valor de R$ 18.000,00, em nome de Pedro Miguel que por ele recebe da empresa o aluguel mensal de R$ 500,00. A empresa adota estimativa de cinco anos de vida útil para veículos e contabiliza depreciação mensal pelo método linear, embora as condições citadas já perdurem desde o exercício de 2004. Em 31 de dezembro de 2005, se tiver observado o Princípio Contábil da Entidade, a empresa deverá ter contabilizado no exercício de 2005 despesas de depreciação no valor de:

a) R$ 3.000,00.
b) R$ 4.200,00.
c) R$ 6.600,00.
d) R$ 7.800,00.
e) R$ 9.000,00.

Apenas o veículo de propriedade da empresa será depreciado, pois, segundo o princípio da entidade, o patrimônio dos sócios não se confunde com o patrimônio da empresa. Assim, sendo de 5 anos a vida útil do veículo, a depreciação anual será de 20% (100% ÷ 5). Teremos, então: 15.000 x 20% = 3.000. Letra A.

42 -Assinale abaixo a afirmativa correta. Em relação ao mecanismo de débito e crédito pode-se dizer que a Contabilidade determina que sejam:

a) debitadas as entradas de ativo, as saídas de passivo e os pagamentos de despesas e creditadas as entradas de passivo, as saídas de ativo e os recebimentos de receitas.
b) debitadas todas as entradas e creditadas todas as saídas de valores contábeis.
c) debitadas todas as aplicações de recursos e creditadas todas as origens de recursos.
d) debitados os pagamentos e perdas e creditados os recebimentos e ganhos.
e) debitadas as entradas de ativo, as saídas de passivo e as ocorrências de despesas e creditadas as entradas de passivo, as saídas de ativo e as variações da situação líquida.

Letra a: os pagamentos de despesas são creditados (contas Caixa ou Bancos Conta Movimento); os recebimentos de receita, debitados (mesmas contas).
Letra b: as entradas de passivo são creditadas; as saídas de passivo, debitadas.
Letra c: correta.
Letra d: os pagamentos são creditados (ver letra a); os recebimentos, debitados (ver letra a).
Letra e: as variações da situação líquida podem ser creditadas ou debitadas.

Letra C.

43- A empresa Xestereo S/A apresentou a seguinte movimentação de mercadorias, isentas de tributação, referente à última semana do mês de outubro:

Estoque de mercadorias em 23/10 50 unidades a R$ 8,00
1ª compra realizada em 24/10 50 unidades a R$ 10,00
2ª compra realizada em 28/10 50 unidades a R$ 12,00
1ª venda realizada em 25/10 50 unidades a R$ 14,00
2ª venda realizada em 30/10 50 unidades a R$ 16,00

Considerando os dados fornecidos acima, pode-se dizer que, se for utilizado o critério de avaliação conhecido como preço médio, o estoque final de mercadorias terá o valor de:

a) R$ 400,00.
b) R$ 450,00.
c) R$ 500,00.
d) R$ 525,00.
e) R$ 600,00.

Data--- Entrada--- Saída--- Saldo
23/10---XXX---XXX--- 50 x 8,00 = 400,00
24/10--- 50 x 10,00 = 500,00---XXX--- 100 x 9,00 = 900,00
25/10---XXX--- 50 x 9,00 = 450,00 50 x 9,00 = 450,00
28/10--- 50 x 12,00 = 600,00---XXX--- 100 x 10,50 = 1.050,00
30/10---XXX--- 50 x 10,50 = 525,00 50 x 10,50 = 525,00

Letra D.

44-O único Jeep da empresa Vásculo Ltda., foi adquirido há algum tempo, por R$ 2.000,00 e vem sendo usado ininterruptamente, desde então, com um nível de desgaste físico estimado em 20% ao ano. Se a empresa tem contabilizado essa depreciação, levando em conta o valor residual de 10% e sabendo-se que ainda resta ao veículo uma vida útil de quatro anos e três meses, pode-se dizer que o valor contábil atual desse veículo é de:

a) R$ 2.000,00.
b) R$ 1.730,00.
c) R$ 1.700,00.
d) R$ 1.640,00.
e) R$ 1.530,00.

Valor a depreciar --> 2.000,00 x 90% = 1.800,00
20% ao ano --> vida útil de 5 anos ou 60 meses.
Restam 4 anos e 3 meses, ou 51 meses.
Valor restante a depreciar --> 1.800,00 x (51/60) = 1.530,00
Valor contábil = 1.530,00 + 200,00 (resíduo) = 1.730,00

Letra B.

45- Ao contabilizar o pagamento de uma dívida já vencida no valor de R$ 8.000,00, efetuado com juros moratórios de 11%, o Contador deverá realizar o seguinte lançamento:

a) Bancos conta Movimento
a Diversos
a Fornecedores 8.000,00
a Juros Passivos 880,00 8.880,00.
b) Diversos
a Bancos conta Movimento
Fornecedores 8.000,00
Juros Passivos 880,00 8.880,00.
c) Fornecedores
a Diversos
a Bancos conta Movimento 8.000,00
a Juros Passivos 880,00 8.880,00.
d) Bancos conta Movimento
a Diversos
a Fornecedores 7.120,00
a Juros Passivos 880,00 8.000,00.
e) Diversos
a Bancos conta Movimento
Fornecedores 7.120,00
Juros Passivos 880,00 8.000,00.

Juros = 8.000,00 x 0,11 = 880,00.
O lançamento correto é o da letra B.

46- A firma Comercial Elementicius S/A praticou negociação de vendas no valor de R$ 280.000,00 oferecendo descontos de 5% nas duplicatas pagas até 30 dias; 6% de desconto na nota fiscal no ato de venda; e ICMS à alíquota de 17%, mas sem incidências de PIS, CONFINS ou qualquer outra tributação. Ao registrar a transação que confirmou a concessão do desconto financeiro no pagamento da duplicata, a empresa deverá debitar uma despesa no valor de:

a) R$ 10.780,00.
b) R$ 10.922,80.
c) R$ 11.620,00.
d) R$ 13.160,00.
e) R$ 14.000,00.

O desconto concedido no ato da conta é incondicional, portanto deve ser excluído do valor da compra. A base de cálculo para o desconto financeiro (condicional) é, portanto de 280.000,00 x 94% = 263.200,00.
O desconto financeiro será, assim de 263.200,00 x 5% = 13.160,00.

Letra D.

47- A empresa Yazimonte Industrial S/A levantou os seguintes saldos para o balancete de 31/12/2005:

Aluguéis Ativos R$ 500,00
Caixa R$ 1.800,00
Capital a Realizar R$ 2.000,00
Capital Social R$ 18.000,00
Clientes R$ 5.400,00
CMV R$ 2.500,00
Depreciação R$ 1.000,00
Depreciação Acumulada R$ 3.000,00
Despesas a Vencer R$ 200,00
Fornecedores R$ 9.000,00
Juros Passivos R$ 800,00
Mercadorias R$ 4.000,00
Móveis e Utensílios R$ 8.000,00
Prejuízos Acumulados R$ 600,00
PCLD R$ 600,00
Provisão para IR e CSLL R$ 1.000,00
Receitas a Receber R$ 300,00
Receitas de Vendas R$ 6.000,00
Salários R$ 1.500,00
Veículos R$ 10.000,00

Fazendo a correta classificação das contas acima, certamente, vamos encontrar saldos devedores no valor de:

a) R$ 31.900,00.
b) R$ 32.500,00.
c) R$ 38.100,00.
d) R$ 38.400,00.
e) R$ 39.200,00.

Saldos devedores:
Caixa R$ 1.800,00
Capital a Realizar R$ 2.000,00
Clientes R$ 5.400,00
CMV R$ 2.500,00
Depreciação R$ 1.000,00
Despesas a Vencer R$ 200,00
Juros Passivos R$ 800,00
Mercadorias R$ 4.000,00
Móveis e Utensílios R$ 8.000,00
Prejuízos Acum. R$ 600,00
Receitas a Receber R$ 300,00
Salários R$ 1.500,00
Veículos R$ 10.000,00
Total R$ 38.100,00

Letra C.

48- A empresa Zazimute Comercial S/A, com patrimônio líquido de R$ 800.000,00, obteve, no exercício de 2005, um lucro líquido de R$ 250.000,00. Na distribuição desse lucro foram contabilizadas provisão para imposto de renda e contribuição social sobre lucro líquido, no valor de R$ 50.000,00, participação estatutária de empregados, no valor de R$ 10.000,00, reserva legal no valor de R$ 8.000,00, além de participação estatutária de 10% para administradores e reserva estatutária também de 10%. Após a contabilização nos termos indicados, pode-se dizer que o lucro remanescente desse exercício, transferido para a conta patrimonial Lucros Acumulados, teve o valor de:

a) R$ 171.000,00.
b) R$ 170.000,00.
c) R$ 146.700,00.
d) R$ 145.900,00.
e) R$ 145.000,00.

O lucro líquido a que a ESAF se refere é o resultado do exercício antes do IR e da CSLL. Há autores que realmente chamam o RE antes do IR e da CSLL de “lucro líquido” antes do IR. Parece-me denominação confusa e sujeita a dupla interpretação. Em minha opinião, esta questão deveria ter sido anulada, pois se utilizarmos apenas a expressão “lucro líquido”, isoladamente, deve-se entender tratar-se do lucro líquido propriamente dito, ou seja, após as participações estatutárias. É o mesmo problema de enunciado falho que aconteceu em uma das questões da prova de TRF/2006. Tanto lá, como aqui, a questão não foi anulada. Uma pena para quem errou.

Vejam a resolução que a ESAF queria:

“Lucro Líquido” R$ 250.000,00
IR e CSLL (R$ 50.000,00)
Empregados (R$ 10.000,00)
Administradores (R$ 19.000,00) --> 10% de R$ 190.000,00
Lucro Líquido* R$ 171.000,00

* = agora sim, o LL propriamente dito.

Letra A.

49- A empresa Comércio Operacional S/A apresenta os seguintes valores, em 31/12/2005:

Contas Saldos
Bancos conta Movimento R$ 100.000,00
Fornecedores R$ 170.000,00
Mercadorias em Estoque R$ 180.000,00
Impostos a Recolher R$ 30.000,00
Títulos a Receber R$ 300.000,00
Títulos a Pagar R$ 210.000,00
Investimentos R$ 80.000,00
Capital Social R$ 300.000,00
Ativo Imobilizado R$ 220.000,00
Reservas de Lucro R$ 75.000,00
Lucros Acumulados R$ 45.000,00

Observações:
1 - dos títulos a pagar, R$ 25.000,00 venceram em 2005, R$ 115.000,00 vencerão em 2006 e R$70.000,00 vencerão em 2007;
2 - dos títulos a receber, R$ 45.000,00 venceram em 2005, R$ 195.000,00 vencerão em 2006 e R$ 60.000,00 vencerão em 2007;
3 - dos títulos a vencer em 2006, R$ 50.000,00 acham-se descontados em bancos.

A análise contábil do balanço patrimonial originário das contas e saldos evidencia um quociente de liquidez seca ou acid test de:

a) 1,38.
b) 1,15.
c) 1,00.
d) 0,87.
e) 0,85.

A liquidez seca (LS) ou teste ácido é representada pela seguinte fórmula:

LS = (AC – Estoques) / PC

Onde: AC --> Ativo Circulante e PC --> Passivo Circulante.

Ativo Circulante (exceto Estoques):
Bancos conta Movimento R$ 100.000,00
Títulos a Receber R$ 240.000,00 (60.000 estão no ARLP)
Títulos Descontados (R$ 50.000,00) (observação 3)
Total R$ 290.000,00

Passivo Circulante:
Fornecedores R$ 170.000,00
Impostos a Recolher R$ 30.000,00
Títulos a Pagar R$ 140.000,00 (70.000 estão no PELP)
Total R$ 340.000,00

LS = 290 /340 = 0,85

Letra E.

50- A firma Special Comércio S/A é titular das contas abaixo relacionadas, apresentadas no livro Razão, em 31 de dezembro de 2005 antes da apuração do resultado do exercício:

Caixa R$ 100,00
Contas a Receber R$ 3.680,00
Mercadorias R$ 400,00
Fornecedores R$ 5.160,00
Máquinas e Equipamentos R$ 1.500,00
Depreciação Acumulada R$ 280,00
Terrenos R$ 3.400,00
Empréstimos longo prazo R$ 2.400,00
Capital Social R$ 1.260,00
Lucros Acumulados R$ 100,00
Vendas de Mercadorias R$ 19.600,00
Despesas Adm. e Gerais R$ 2.000,00
Despesas Comerciais R$ 1.800,00
Depreciação R$ 120,00
Despesas Financeiras R$ 800,00
Compras de Mercadorias R$ 15.000,00

Observações:
1- o estoque final foi avaliado em R$ 1.400,00;
2- considerar o ano comercial;
3- desconsiderar quaisquer implicações de ordem fiscal ou tributária;
4- o débito inicial de clientes era de R$ 1.120,00 e o crédito de fornecedores era de R$ 2.840,00;
5- no período, a empresa operou a prazo 3/4 do movimento de vendas e 2/3 do movimento de compras.

A análise contábil a que foi submetida a empresa, no período, evidenciou quociente de:

a) lucratividade de 5%.
b) endividamento de 52,65%.
c) solvência de 77,14%.
d) rotação no pagamento das dívidas de 187 dias.
e) liquidez geral de 68,52%.

Os índices citados nas alternativas são:

Lucratividade (L) --> LL/PL
Endividamento (E) --> PE/AT
Solvência (S) --> AT/PE
Rotação (R) --> 360 x (Média CPg /CPr)
Liquidez Geral (LG) --> (AC + ARLP) / PE

Onde:
LL – Lucro Líquido
PL – Patrimônio Líquido
PE – Passivo Exigível
AT – Ativo Total
CPg – Contas a Pagar
CPr – Contas a Prazo

DRE:

CMV = 400 + 15.000 – 1.400 = 14.000

Vendas 19.600
CMV (14.000)
Lucro Bruto 5.600
Desp. Operac. (4.720)
Lucro Líquido 880

Balanço:

Ativo Circulante:
Caixa 100
Contas a Receber 3.680
Mercadorias 1.400
Total AC 5.180

Ativo Permanente:
Máquinas e Equipamentos 1.500
Depreciação Acumulada (280)
Terrenos 3.400
Total AP 4.620

Total Ativo 9.800

Passivo Circulante:
Fornecedores 5.160
Total PC 5.160

Passivo Exigível a Longo Prazo:
Empréstimos Longo Prazo 2.400
Total PELP 2.400

Patrimônio Líquido:
Capital Social 1.260
Lucros Acumulados 980
Total PL 2.240

Total Passivo 9.800

Compras a prazo --> 2/3 x 15.000 = 10.000

Cálculo dos índices:

L = 880/2.240 = 39,28%
E = 7.560/9.800 = 77,14%
S = 9.800/7.560 = 129,63%
R = 360 x [(5.160 + 2.840)/2]/10.000 = 144 dias
LG = 5.180/7.560 = 68,52%

Letra E.

Observe que, nesta questão, não é necessário calcular todos os índices. Apenas batendo o olho nas contas acima, é possível perceber que o L é muito maior que 5% e que o S é maior que 100%, sem efetuar as divisões. Além disso, pode-se perceber também que o E é bem maior que 50%. Assim, o concurseiro partiria para o cálculo das letras D e E, e encontraria mais rapidamente a resposta.
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ASSUNTOS DE CONTABILIDADE Empty QUESTÕES FERRADAS OU NEM TANTO!!

Mensagem  estudante101 Sáb Jan 31, 2009 12:09 pm

QUESTÕES QUASE FU...!!!!!!!!! affraid

1- Considere os dados abaixo e assinale a opção correta.
Compras 100 unidades a R$ 2,50, cada;
Estoque final 10 unidades;
Estoque inicial 20 unidades, no valor de R$ 40,00;
Lucro bruto R$ 100,00;
Lucro operacional R$ 20,00;
ICMS sobre Compras e Vendas - 20%.
Na apuração do resultado verificamos que

a) a Receita Líquida de Vendas é de R$ 400,00.
b) a Receita Bruta de Vendas é de R$ 400,00.
c) a Receita Bruta de Vendas é de R$ 320,00.
d) o Custo de Mercadorias Vendidas é de R$ 290,00.
e) o Custo de Mercadorias Vendidas é de R$ 300,00.

2- No Balancete levantado para balanço de encerramento do exercício, as contas estavam assim agrupadas (valores em R$):
ATIVO
Circulante 100
Permanente 150
PASSIVO
Circulante 80
PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Capital 100
Reservas 20
CUSTOS E DESPESAS 450
RECEITAS 500
Após a conciliação das contas, foram feitos os seguintes registros:
1 - perda de estoques = R$ 10,00;
2 - ajuste no valor de seguros levado a despesas do exercício, que se referem ao exercício seguinte - R$ 5,00;
3 - valor de duplicatas a receber registrado como perdas, em virtude de serem consideradas incobráveis - R$ 5,00.
No balanço de encerramento do exercício, levantado após todos os ajustes e encerramento das contas de resultado, o saldo do

a) Ativo Circulante era de R$ 80,00.
b) Patrimônio Líquido era de R$ 160,00.
c) Ativo Permanente era de R$ 140,00.
d) Patrimônio Líquido era de R$ 170,00.
e) Patrimônio Líquido era de R$ 120,00.

3- A firma Brontë S/A apresentava o seguinte balancete de fim de período:
Banco c/Movimento R$ 600,00
Capital Social R$ 2.000,00
Aplicações de Liquidez Imediata R$ 240,00
Depreciação Acumulada R$ 500,00
Despesas Administrativas R$ 900,00
Empréstimos de Longo Prazo R$ 280,00
Terrenos R$ 1.600,00
Fornecedores R$ 800,00
Lucros(Prejuízos) Acumulados R$ 880,00
Material de Consumo R$ 200,00
Receitas Antecipadas R$ 340,00
Receitas de Serviços R$ 1.100,00
Seguros Antecipados R$ 200,00
Veículos R$ 2.000,00
Despesas de Depreciação R$ 160,00
quando teve de promover o registro:
- do pagamento antecipado de uma despesa de R$ 100,00;
- da ocorrência de uma despesa de R$ 160,00 para pagamento futuro; e
- da apropriação de uma despesa paga antecipadamente no valor de R$ 150,00.
No balanço patrimonial, após os registros acima, vamos encontrar um Ativo no valor de

a) R$ 3.930,00
b) R$ 4.090,00
c) R$ 4.190,00
d) R$ 4.240,00
e) R$ 4.590,00

4- A organização empresarial Camel Sútil começou o exercício social com um Patrimônio Líquido de R$ 100.000,00, tendo, no período, praticado as seguintes operações:
- em março, os acionistas integralizaram capital em dinheiro no valor de R$ 10.000,00;
- em junho promoveram retiradas, a título de antecipação de lucros, no valor de R$ 9.000,00;
- no fim do ano foi apurado um lucro de R$ 20.000,00, antes da Provisão para o Imposto de Renda;
- aumentado o Capital em R$ 20.000,00, com a entrega de um imóvel;
- contabilizado Imposto de Renda de R$ 4.000,00.
Foram, também, constituídas reservas de lucros no valor de R$ 1.000,00.
Após considerar o registro de todos os fatos narrados, mas apenas isto, podemos afirmar que o Patrimônio Líquido atual tem o valor de

a) R$ 137.000,00
b) R$ 136.000,00
c) R$ 127.000,00
d) R$ 116.000,00
e) R$ 107.000,00


GAB
1-b
2-b
3-c
4-a
----------------------------

1- Considere os dados abaixo e assinale a opção correta.
Compras 100 unidades a R$ 2,50, cada;
Estoque final 10 unidades;
Estoque inicial 20 unidades, no valor de R$ 40,00;
Lucro bruto R$ 100,00;
Lucro operacional R$ 20,00;
ICMS sobre Compras e Vendas - 20%.
Na apuração do resultado verificamos que

a) a Receita Líquida de Vendas é de R$ 400,00.
b) a Receita Bruta de Vendas é de R$ 400,00.
c) a Receita Bruta de Vendas é de R$ 320,00.
d) o Custo de Mercadorias Vendidas é de R$ 290,00.
e) o Custo de Mercadorias Vendidas é de R$ 300,00.

CMV=EI+C-EF
CMV=40+(100*2,5*0,Cool-(10*2)
CMV=40+200-20
CMV=220

Receita Líquida = Receita Bruta*0,8

Lucro Bruto = RB*0,8-CMV
100=RB*0,8-220
RB=400



2- No Balancete levantado para balanço de encerramento do exercício, as contas estavam assim agrupadas (valores em R$):
ATIVO
Circulante 100
Permanente 150
PASSIVO
Circulante 80
PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Capital 100
Reservas 20
CUSTOS E DESPESAS 450
RECEITAS 500
Após a conciliação das contas, foram feitos os seguintes registros:
1 - perda de estoques = R$ 10,00;
2 - ajuste no valor de seguros levado a despesas do exercício, que se referem ao exercício seguinte - R$ 5,00;
3 - valor de duplicatas a receber registrado como perdas, em virtude de serem consideradas incobráveis - R$ 5,00.
No balanço de encerramento do exercício, levantado após todos os ajustes e encerramento das contas de resultado, o saldo do

a) Ativo Circulante era de R$ 80,00.
b) Patrimônio Líquido era de R$ 160,00.
c) Ativo Permanente era de R$ 140,00.
d) Patrimônio Líquido era de R$ 170,00.
e) Patrimônio Líquido era de R$ 120,00.

AC=100 - 10 (registro1) + 5 (registro2) - 5 (registro3) = 90
PL=170 -10 (registro1) + 5 (registro2) - 5 (registro 3) = 160


3- A firma Brontë S/A apresentava o seguinte balancete de fim de período:
Banco c/Movimento R$ 600,00
Capital Social R$ 2.000,00
Aplicações de Liquidez Imediata R$ 240,00
Depreciação Acumulada R$ 500,00
Despesas Administrativas R$ 900,00
Empréstimos de Longo Prazo R$ 280,00
Terrenos R$ 1.600,00
Fornecedores R$ 800,00
Lucros(Prejuízos) Acumulados R$ 880,00
Material de Consumo R$ 200,00
Receitas Antecipadas R$ 340,00
Receitas de Serviços R$ 1.100,00
Seguros Antecipados R$ 200,00
Veículos R$ 2.000,00
Despesas de Depreciação R$ 160,00
quando teve de promover o registro:
- do pagamento antecipado de uma despesa de R$ 100,00;
- da ocorrência de uma despesa de R$ 160,00 para pagamento futuro; e
- da apropriação de uma despesa paga antecipadamente no valor de R$ 150,00.
No balanço patrimonial, após os registros acima, vamos encontrar um Ativo no valor de

a) R$ 3.930,00
b) R$ 4.090,00
c) R$ 4.190,00
d) R$ 4.240,00
e) R$ 4.590,00

ATIVO = 600+240-500+1600+200+200+2000-150 (registro3)= 4.190




4- A organização empresarial Camel Sútil começou o exercício social com um Patrimônio Líquido de R$ 100.000,00, tendo, no período, praticado as seguintes operações:
- em março, os acionistas integralizaram capital em dinheiro no valor de R$ 10.000,00;
- em junho promoveram retiradas, a título de antecipação de lucros, no valor de R$ 9.000,00;
- no fim do ano foi apurado um lucro de R$ 20.000,00, antes da Provisão para o Imposto de Renda;
- aumentado o Capital em R$ 20.000,00, com a entrega de um imóvel;
- contabilizado Imposto de Renda de R$ 4.000,00.
Foram, também, constituídas reservas de lucros no valor de R$ 1.000,00.
Após considerar o registro de todos os fatos narrados, mas apenas isto, podemos afirmar que o Patrimônio Líquido atual tem o valor de

a) R$ 137.000,00
b) R$ 136.000,00
c) R$ 127.000,00
d) R$ 116.000,00
e) R$ 107.000,00

PL=100.000+10.000 (registro1)-9.000(registro2)+20.000(registro3)+20.000(registro4)-4.000(registro5) = 137.000


IRB ANALISTA 2005/2006
26- Possuindo, há três anos e meio, uma máquina comprada
por R$ 120.000,00 e depreciada com base linear em
vida útil de 5 anos e valor residual de 20%, a empresa
Onetwoelen S/A, promoveu sua alienação, a prazo,
logrando obter margem bruta de lucro de 25%.
Observando as informações acima, pode-se dizer que a
empresa obteve, nesta operação de venda, um lucro no
valor de
a) R$ 17.600,00.
b) R$ 13.200,00.
c) R$ 12.000,00.
d) R$ 9.600,00.
e) R$ 7.200,00.

Valor Depreciado = 120.000 x 3,5/5 x 0,8
Valor Depreciado = 67.200

Valor Contábil = 120.000-67.200 = 52.800

ValordeVenda - 52.800 = 0,25xValordeVenda
ValordeVenda=52.800/0,75
ValordeVenda=70.400

LUCRO= 17.600

ESAF IRB 2006)Na elaboração do balanço patrimonial da fi rma Osteorix
S/A, por ocasião dos lançamentos de ajustes e de
encerramento, foram cometidos os seguintes enganos:
1 – ao registrar o inventário fi nal houve lançamento a
maior no valor de R$ 1.000,00;
2 – os juros referentes ao exercício seguinte, no valor
de R$ 1.000,00, foram recebidos antecipadamente e
lançados em regime de caixa;
3 – os salários do período, no valor de R$ 1.500,00, a
serem pagos no exercício seguinte também foram
considerados como em regime de caixa.
Os enganos cometidos na Contabilidade ocasionaram no
exercício de 2005
a) R$ 1.500,00 a mais na conta Resultado Líquido.
b) R$ 1.500,00 a mais na conta Despesas de Salários.
c) R$ 1.000,00 a mais na conta Custo das Mercadorias
Vendidas.
d) R$ 1.000,00 a mais na conta Receitas Financeiras.
e) R$ 1.000,00 a mais na conta Resultado Bruto.

Erro 1:
R$1.000 a mais no inventário final. Isso quer dizer que, pela fórmula CMV=EI+C-EF, o CMV diminuiu em R$1.000;

Erro 2:
D - CAIXA
C - Receitas Financeiras - 1.000

Erro 3:
Como foii dito que o lançamento foi feito seguindo o regime de caixa, não houve lançamento no exercício atual, logo não modificou em nada o exercício de 2005.


RESPOSTA: D

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ASSUNTOS DE CONTABILIDADE Empty ALGUNS COMENTÁRIOS

Mensagem  estudante101 Qui Fev 05, 2009 4:34 pm

MP449
GRAÇAS QUE EXISTEM PROFS DE BOM SENSO E A MEDIDA AGORA É ESPERAR....VEJAM O COMENTÁRIO DO PROF FELIPE MASCARA
é jogar $$ no lixo comprar livro neste momento....e disse ainda que a qualquer momento pode sair mais algumas regulamentações.....

DE OLHO VIVO

ABRAÇOS

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ASSUNTOS DE CONTABILIDADE Empty QUESTÃO Q PODE EMBARALHAR...

Mensagem  Admin Ter Fev 10, 2009 5:11 am

VEJAM
A empresa de Comércio Interior & Cia. possuía R$ 10 mil em mercadorias, R$ 10 mil em móveis, R$ 15 mil de dívidas em duplicatas, R$ 2 mil de prejuízos, R$ 12 mil de capital e R$ 5 mil em dinheiro.
Em seguida a empresa realizou:
- vendas de mercadorias por R$ 10 mil, pagos a vista;
- compras de mercadorias por R$ 20 mil, com entrada de R$ 4 mil e duplicatas;
- vendas de mercadorias por R$ 18 mil, com entrada de R$ 8 mil e duplicatas;
- pagamento de duplicatas de R$ 3 mil, com juros de R$ 600;
- recebimento de duplicatas de R$ 2.000, com juros de R$ 400;
- registro do salário de R$ 300, para pagamento posterior;
- elaboração de inventário apurando estoque final de mercadorias de R$ 9 mil.
Ao contabilizar as operações realizadas e elaborar as demonstrações contábeis cabíveis, a empresa vai demonstrar os seguintes valores:

a) ativo de R$ 34.800,00.

b) ativo realizável de R$ 34.800,00.

c) passivo exigível de R$ 28.000,00.

d) capital circulante líquido de R$ 17.800,00.

e) patrimônio líquido de R$ 16.500,00.

GABA E

ESCLARECIDA PELO PROF KAZUO

Nestes casos, uma forma prática de resolver é montar a estrutura do balanço e contabilizar diretamente.

Assim :

Conta...................S.Inicial.........débito...............crédito............S. final
Caixa......................5.000

Estoque.................10.000

Móveis..................10.000

Total ativo............25.000

Passivo.
Dupl. A pagar......15.000
Capital social..........12.000
Prej. Acumulados...(2.000)

Total Passivo + PL...25.000

Vendas
CMv

Despesas

Receitas

Depois, efetua as contabilizações diretamente na estrutura acima :
- vendas de mercadorias por R$ 10 mil, pagos a vista;
D – caixa.......10.000
C – vendas.....10.000

- compras de mercadorias por R$ 20 mil, com entrada de R$ 4 mil e duplicatas;
D – estoque..............20.000
C – caixa...................4.000
C – duplicatas a pagar..16.000

- vendas de mercadorias por R$ 18 mil, com entrada de R$ 8 mil e duplicatas;
D – caixa...................8.000
D – dupl. A receber.....10.000
C – vendas...............18.000

- pagamento de duplicatas de R$ 3 mil, com juros de R$ 600;
D – Duplicatas a pagar................3.000
D – Despesas de juros...................600
C – Caixa................................3.600

- recebimento de duplicatas de R$ 2.000, com juros de R$ 400;
D – Caixa.......................2.400
C – Dupl. A receber...........2.000
C – receita de juros.............400

- registro do salário de R$ 300, para pagamento posterior;
D – despesa de salários...........300
C – salários a pagar................300

- elaboração de inventário apurando estoque final de mercadorias de R$ 9 mil.
EI + C – EF = CMV
10.000 + 20.000 - 9000 = 21.000 CMV

D – CMV.............21.000
C – estoque.........21.000

Obs. Use um espaço maior para a conta CAIXa, tem mais lançamentos. Numere os lançamentos, para poder conferir, se necessário.

O final ficará assim :

conta..............Saldo inicial....débito....crédito...Saldo final
caixa...................5000.........20400.....7600.......17800
dupl. A receber....--x--..........10000.....2000........8000
mercadoria..........10000.........20000.....21000......9000

móveis...............10000...................................10000
total ativo.....................................................44800

dupl. A pagar.......15000..........3000......16000....28000
salarios a pagar.....................................300.......300

Cap. Social.........12000....................................12000
Prejuizo acum......(2000)...................................(2000)
resultado exercício ...............................6500......6500
total P + PL....................................................44800

vendas...............................................2800......28000

CMV...................................21000..................-21000

Despesas
juros....................................600......................-600
salario..................................300......................-300

receitas
juros....................................................400........400
resultado exercício .............................................6500

Pronto. Agora é só confrontar com as alternativa.

No papel, é bem rápido e fácil. É claro que precisa de algum espaço para rascunho...

OUTRA FORMA
CMV= Ei + C - Ef
CMV= 10.000 + 20.000 - 9.000
CMV= 21.000

Lançamento das Despesas: 300 (Despesa c/ salários) + 600 (Juros pelo pag. de dupl. a pagar) = 900

Lançamento de Receitas: 7000 (Receita de Vendas ( Receita Bruta - CMV = 28.000 - 21000 = 7.000)) + 400 (Juros recebidos pelas dup. a Receber) = 7400

Receita - Despesa = 7.400 - 900 = 6.500

PL= 12.000 (Capital Social) + 6.500 (Lucro do Exercício (Receita - Despesa)) - Prej Acumulado (2.000) = 16.500

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ASSUNTOS DE CONTABILIDADE Empty STN/2008

Mensagem  Admin Qui Fev 19, 2009 4:39 pm

OLÁ!
HÁ DIVERSAS FORMAS DE RESOLVER A QUESTÃO...VEJAM AS PROVAS DO STN/2008
http://www.pontodosconcursos.com.br/professor.asp?prof=5&menu=professores&art=3946&idpag=1

VOU PESQUISAR OUTRAS E EM BREVE POSTO POR AQUI...

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ASSUNTOS DE CONTABILIDADE Empty QUESTÃO 29 STN/2008 -POLÊMICA

Mensagem  estudante101 Sex Fev 20, 2009 5:04 pm

Admin escreveu:OLÁ!
HÁ DIVERSAS FORMAS DE RESOLVER A QUESTÃO...VEJAM AS PROVAS DO STN/2008
http://www.pontodosconcursos.com.br/professor.asp?prof=5&menu=professores&art=3946&idpag=1

VOU PESQUISAR OUTRAS E EM BREVE POSTO POR AQUI...

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QUESTÃO POLÊMICA STN/2008

29- O mercado de nossa praça é uma sociedade de capital aberto que, no exercício de 2007, apurou um lucro antes do imposto de renda e das participações no valor de R$ 100.000,00.
Esse lucro, segundo as normas da empresa, deverá ser destinado ao pagamento de dividendos e de imposto de renda, no mesmo percentual de 30%, calculado nos termos da lei.
Também deverão ser destinados 5% para reserva legal, 10% para reserva estatutária e 10% para participação de administradores. Sabendo-se que os Estatutos da empresa mandam conceder uma participação de R$ 15.000,00 para os empregados e que o restante dos lucros, após a retirada dos percentuais acima, será segregado a uma conta de reservas de lucros, podemos afirmar que será lançado o valor de
a) R$ 2.677,50, em reserva legal.
b) R$ 4.950,00, em reserva estatutária.
c) R$ 5.500,00, em participação de administradores.
d) R$ 12.918,00, em dividendos distribuídos.
e) R$ 30.000,00, em provisão para Imposto de Renda.

LETRA “A”
..PROF CLAUDIO ZORZO
Outra questão que cai em todas as provas a nível analista ou auditor.


O “Pega” é que devemos retirar as participações de empregados da base de cálculo do imposto de renda a ser pago. Atente que são dedutíveis do imposto as participações de debenturistas e empregados.

Calculo do imposto de renda pelo lucro real:

LAIR = 100.000
(-) Participação dos empregados nos lucros = 15.000
(=) base de cálculo do imposto de renda = 85.000
(x) 30% =
(=) PIR = 25.500

DRE

LAIR = 100.000
(-) PIR = (25.500)
(=) LAP = 74.500
(-) part empregados = (15.000)
(-) part administradores = (5.950) 10% de 74.500 – 15.000 = 59.500
(=) LLE = 53.500

Reserva legal = 5% do LLE = 53.500 X 5% = 2.677,50

Reserva estatutária = 10% do LLE = 53.500 X 10% = 5.350

Participação dos administradores = 5.950

Dividendos distribuídos = 30% do lucro líquido ajustado

LLE = 53.500
(-) valor destinado à reserva legal = 2.677,50
(=) base de cálculo para os dividendos = 50.822,50
(x) 30%
(=) dividendos distribuídos = 15.246,75

COMENTÁRIOS DA BOCA DO POVO!!
ACONTECE QUE NO EDITAL DESTE CERTAME NÃO ESTAVA PREVISTO ESTE ASSUNTO E QUE A QUESTÃO EXIGIA
O CONHECIMENTO DA LEGISLAÇÃO DO IR OU CONCEITO DO LUCRO REAL...
TÍPICA DA QUESTÃO QUE DEVERIA SER ANULADA,MAS O GABARITO FOI A LETRA ..A

OUTRA QUESTÃO POLÊMICA FOI A DO ISS DE NATAL VEJAM...

50- A empresa Mercearia Comercial S/A auferiu, no exercício, um lucro de R$ 600.000,00, antes de fazer qualquer destinação. Devendo pagar dividendo mínimo obrigatório de 30% sobre o lucro, conforme os estatutos, a empresa promoveu a seguinte distribuição:

Imposto de Renda 30%;
Participação de Empregados R$ 40.000,00;
Participação de Diretores 10%;
Reserva Legal na forma da lei;
Retenção de Lucros R$ 30.000,00;
Dividendos a Pagar 30%.

Com a contabilização feita na forma indicada, caberá à empresa distribuir dividendos no valor de:

a) R$ 88.470,00.
b) R$ 91.548,00.
c) R$ 97.470,00.
d) R$ 100.548,00.
e) R$ 105.840,00.

O gabarito é letra D,

VEJAM O RECURSO DA PROFA GERMANA

http://www.euvoupassar.com.br/visao/artigos/completa.php?id=543

É SÓ FAZEREM O DOWNLOAD..SHOW!!

ARTIGOS DO PROF SILVIO SANDE
http://www.euvoupassar.com.br/visao/artigos/completa.php?id=551

É ISSO AÍ PESSOAL,DEVEMOS FICAR ATENTOS...

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ASSUNTOS DE CONTABILIDADE Empty FONTE DE APOIO

Mensagem  Admin Sáb Abr 04, 2009 6:41 pm

PARA IMPRIMIR,PESQUISAR E OUVIR
http://www.fipecafi.net/cfc/index.php?sid=05d050d8b84bb41d0937c35df3d08394

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ASSUNTOS DE CONTABILIDADE Empty MP449/PORTAL DA CONTABILIDADE

Mensagem  estudante101 Sex maio 15, 2009 2:22 pm

NO SITE ACIMA ESTÁ ASSIM:
Nota: em atendimento à normatização feita pela MP 449/2008 e confirmada nos itens 136 e 137 do Ofício-Circular CVM 01/2009 não deverá mais ocorrer a segregação dos resultados em operacionais e não operacionais. Assim, no âmbito do processo de convergência com as normas internacionais, as entidades deverão apresentar as “outras receitas/despesas” no grupo operacional e não após a linha do “resultado operacional”.

Li também que conforme o RIR (regulamento do imposto de renda); são classificados como "outras receitas e outras despesas":

- Resultados decorrentes (alienação) bens de uso da empresa;
- Constituição ou Reversão (provisão para perdas prováveis);
- Resultados oriundos da variação (percentual MEP)

e SOBRE AS outras demonstrações contábeis, como o Balanço Patrimonial, DLPA e DFC ...
postado pelo nosso colega Paraná ficaria assim.
) Não teremos mais a SEGREGAÇÃO dos resultados em (operacionais e não operacionais); tudo deve ser apresentado no grupo OPERACIONAL;

2) Tivemos apenas mudanças na NOMENCLATURA (não na forma de tratamento): Subistituição do termo" Resultados Não Operacionais" por "outras receitas e outras despesas";

3) Tudo que não estiver no RIR (regulamento do IR): será OPERACIONAL, independendo se esta ligado ou não a atividade principal!!!!

OBS: somente os 3 itens abaixo são considerados (outras receitas e despesas):

a) Alienação ou Baixa "permanente" (AÑC);

b) Constituição ou Reversão (perdas prováveis realização investimentos); ÚNICA hipótese de provisão classificada neste grupo; TD as demais entraram no grupo OUTRAS RECEITAS OU DESPESAS OPERACIONAIS!!!

c) Resultado (variação % MEP); gerado pelo (aumento do capital pela INVESTIDA)!!!! Ganhos ou Perdas (comuns) serão classificados em OUTRAS RECEITAS OU DESPESAS OP.....

Portanto, tudo será classificado dentro do OPERACIONAL; existindo somente uma diferenciação entre seus próprios grupos!!!

Complemento
de acordo com o RIR:

São classificados como “Outras Receitas e Outras Despesas”:

- Resultados decorrentes de alienação de bens de uso da empresa como, por exemplo, a venda de um veículo usado da empresa;
- Constituição / Reversão de Provisão para Perdas Prováveis na Realização de Investimentos;
- Resultados oriundos de aumento de percentual de participação no capital de empresas coligadas ou controladas.

Restou dúvidas onde colocar definitivamentes estas operações:

- doações diversas / multas diversas / despesas médicas eventuais;
- despesa diferida apropriada ao resultado, sem se relacionar com receita do período;
- despesa com pesquisa de novos produtos, que foi transferida totalmente para o resultado, por abandono do projeto;
- receita obtida na venda de ações / lucro na venda de ações em tesouraria ou quotas liberadas;
- doações recebidas de pessoas jurídicas de direito privado.

http://www.crcsp.org.br/portal_novo/legislacao_contabil/resolucoes/Res1157.htm

postada pela colega LAYLA
Neste link, tem a resolução CFC 1157 (publicada no DOU 17.02.2009) que trata das mudanças com a lei 11.638 e MP 499. Os itens 133 a 137, refere-se a despesas não operacionais; 143 a nova estrutura do balanço; etc. e tal...
Notem que algumas matérias ainda não tem normas emitidas pelo CFC em 2009, com validade para 2010, bem como o CPC ainda não se pronunciou a respeito, mas já ajuda bastante para a discussão dos temas.

Espero ter ajudado de alguma forma...
Abraços!

estudante101

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