Antigo Msn Groups - Fundado em 2003
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mi. Como passei!!!

4 participantes

Ir para baixo

Mi. Como passei!!! Empty Mi. Como passei!!!

Mensagem  Mi Qua Fev 04, 2009 6:28 pm

Nome: Michelle
Idade: 28 anos
Início dos estudos: 26/07/2005
Formação: Direito e Contábeis que tranquei na metade para estudar para concurso.
Concurso: analista de comércio exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC.
Subsídio: Carreira de Gestão, 95% do subsídio do AFRFB.


Vou contar um pouco a minha história.

Com 14 anos eu comecei a trabalhar, meu pai me ajudou a montar um escritório de contabilidade e eu fiz o segundo grau técnico em contabilidade e depois cursei a faculdade de direito (meu pai dizia que era importante eu fazer direito para entender melhor os milhares de leis e normas da contabilidade). Durante o período que tive o escritório, eu freqüentava muito as repartições públicas, inclusive a Receita Federal, comecei a gostar da profissão exercida pelos AFRFBs e dei uma pesquisada sobre como fazer para ser um, foi aí que o meu sonho de ser AFRFB começou.

Em 2004, quando estava com 24 anos de idade e 10 anos de trabalho nas costas parei de trabalhar, peguei todas as minhas economias (eu sou mão-de-vaca, guardava tudo o que ganhava, tudo mesmo) e comprei uma casa, aluguei a casa e fui viver do aluguel para ficar só estudando para o concurso da RF. Comecei a estudar pra valer em julho de 2005, logo em seguida o edital do AFRFB saiu e não deu tempo de eu me preparar o suficiente para passar, tentei também o concurso de analista da RF, fiquei por dois pontos, mas não fiquei nada abalada, pois sabia que estava no caminho certo, segui estudando. Eu sempre estudei no Curso Aprovação eu tinha a necessidade de ficar perto de pessoas que estavam na mesma situação que eu e me sentia melhor em saber que não era a única maluca que havia largado tudo para tentar esse desafio que é passar em um concurso.

Quando eu comecei a estudar, dei um prazo a mim mesma de cinco anos para passar, foi um prazo longo, mas ajudou a me deixar mais tranqüila, o problema foi quando completei três anos de estudos intensos e nada de edital, comecei a ficar apavorada, e, por incrível que pareça, quanto mais apavorada eu ficava, mais eu estudava, era a única coisa que eu podia fazer para me ajudar: estudar.

Eu estava morando em uma kitnet de uma peça só, sozinha, só saía da kitnet para comprar comida e ir ao curso, estava determinada a passar, era prioridade na minha vida, passei todos os feriados estudando, todos os finais de semana, muitos colegas me chamavam de maluca por estudar tanto, mas hoje não me arrependo do sacrifício que fiz e faria tudo de novo.

Para quem está pensando que nunca irá passar, que é muito difícil... O que eu posso dizer é que várias vezes eu pensei que nunca iria passar, que eu não tinha nascido com inteligência suficiente para conseguir ser aprovada em um concurso tão difícil, mas o que me ajudou a superar esses pensamentos foi ter conhecido muitas pessoas que já haviam sido aprovadas e elas me falavam que tinha sido muito difícil pra elas também e que tinham certeza de que eu iria passar, pelo meu esforço.

Eu costumo dizer que para passar em um concurso você não pode ter autopiedade, ao invés de ficar pensando que é a pessoa mais triste do mundo por estar desperdiçando um tempo da sua vida estudando, você deve pensar que está garantindo o resto da sua vida (se for um bom servidor é claro), mas não perca muito tempo pensando na vida, você precisa usar todo o seu tempo disponível estudando, principalmente se você trabalha e estuda, essa é uma filosofia japonesa que funciona.

O MDIC apareceu na minha vida de concurseira sem eu esperar, fiquei com medo de mudar o foco dos estudos do AFRFB então resolvi que continuaria estudando para a RF e prestaria o concurso do MDIC só como treino, já que as matérias eram muito parecidas, mas fui sem muita esperança em passar porque era CESPE e porque iriam cair duas redações (eu achava que não era boa em redação), fui fazer a prova do MDIC muuuuuito calma, tenho certeza de que isso me ajudou muito e também descobri que sou boa em redação.

Hoje, para quem continua na luta, eu aconselharia não mudar muito o foco, mas tentar todos os concursos que aparecerem, pois estudamos tanto para o AFRFB que ele acaba abrangendo uma gama muito grande de matérias que te capacita a passar em vários outros concursos sem que você perceba.

Estudar para um concurso tão difícil como os que oferecem salários acima de 10 mil exige muita dedicação e determinação, se você realmente está disposto a abandonar os prazeres da vida (temporariamente) para se dedicar aos estudos, você irá passar.

Ah, gostaria de dizer que a maioria dos aprovados trabalhava e estudava e não apenas estudava como eu, parar de trabalhar foi uma opção minha, mas é perfeitamente possível trabalhar e estudar, você só precisa ter muita disciplina.
Eu estudava muitas horas por dia, mas tinha uma concentração em torno de 75%, quem trabalha se estudar 4 horas por dia com concentração de 95% consegue passar.


Como eu estudava:

Eu diria que o segredo é resolver TODAS as provas anteriores da banca para a qual se está estudando, resolver as questões e corrigir até as que acertou, pois as normas podem ter mudado, é bom escrever o fundamento de cada alternativa, mas deve-se cuidar para não "viciar" a prova, eu marcava o gabarito com um sinal bem fraquinho de lápis e depois de corrigir a questão eu apagava, assim você poderá resolver várias vezes à mesma prova. O segredo da memorização é a repetição, não tem essa de não resolver uma prova só porque já resolveu antes, para vocês terem uma idéia, a prova do AFRFB de 2005 eu resolvi toda ela umas 10 vezes, já vi gente que está estudando para o AFRFB que nunca resolveu essa prova, você deve resolver porque terá uma idéia de que linha você deve seguir para estudar, cada prova tem uma particularidade, muitas vezes você lê alguma coisa e pensa "isso não deve cair" e seu cérebro descarta a informação, então quando você vê a prova do AFRFB percebe que cai sim.

Eu estudava todas as 14 matérias, desde o início dos meus estudos, uma coisa que aprendi é que toda matéria tem o mesmo nível de dificuldade, não devemos menosprezar nenhuma delas, português eu considerava a matéria mais importante, pois te dá base para todas as outras matérias, e estudava muito língua estrangeira também.

Eu não seguia nenhuma regra específica de estudos, eu procurava ver as 14 matérias em no máximo duas semanas, sei de muita gente que passou que não conseguia ficar mais de duas horas estudando a mesma matéria, já eu preferia ficar uma manhã ou uma tarde toda estudando a mesma matéria para não perder o raciocínio.

A Constituição Federal é um livro sagrado para qualquer concurseiro, então eu procurava ler todos os dias uns 10 artigos dela, minha intenção era tentar decorar o máximo possível os seus artigos, porque qualquer artigo dela poderá cair na prova, é só dar uma olha nas provas da ESAF, ela cobra tudo.

A idéia é DECORAR, você tem que ler e reler todas as matérias infinitas vezes para manter o conhecimento no cérebro, você tem que lembrar o seu cérebro de que você precisa dessas informações, que ele não pode descartá-las, a melhor maneira de revisar (menos chata) é resolver questões e procurar cada alternativa no material e ler tudo sobre aquele assunto.

Você tem que cuidar para não perder muito tempo organizando material, claro que organizar é importante, mas às vezes nos sentimos perdidos quanto ao quê estudar que acabamos perdendo muito tempo organizando e separando material.

A humildade é a coisa mais importante para um concurseiro, seja humilde na hora de estudar, o maior erro que um concurseiro pode cometer é pensar “ah, essa matéria eu já sei, não preciso mais estudar” isso é um absurdo, por mais que você ache que saiba uma matéria, é só ficar mais de duas semanas sem revê-la que você esquece boa parte, por isso tenha humildade. Se você faz cursinho, um erro mortal é você ir à aula e dizer que o professor não sabe nada, que é melhor você faltar àquela aula que ganha mais, vi muita gente pensar assim e reprovar, pode ser que um ou outro professor não seja tão bom quanto você deseja, mas com certeza ele sabe mais do que você, pois ninguém seria ingênuo o suficiente para enfrentar uma turma se não tivesse o mínimo de conhecimento. Eu costumo dizer que faltar aula dá azar.

Não tem mistério, é só mergulhar a cara nos livros que você vai passar. Essa era a forma como eu estudava, isso não quer dizer que é a melhor maneira para você, cada cérebro tem uma facilidade diferente, você tem que descobrir a melhor para você.

Se você não acredita em nada do que eu escrevi não tem problema, afinal não tem vaga para todo mundo mesmo, hehehe (essa brincadeirinha eu copiei do professor Milton de contabilidade).

Bons estudos a todos!!!

Michelle.

flower

______________________________________________________________________________

Achei legal acrescentar essa comparação que pensei e achei tudo a ver:

Comparação:

Eu acho legal comparar a preparação para concurso público à abertura de uma empresa, todos já devem ter ouvido falar que a maioria das empresas abertas no Brasil fecha as portas antes mesmo de completar um ano de existência, estudar para concurso público é a mesma coisa, você precisa de planejamento, senão você se perde e não consegue administrar os seus estudos por muito tempo, tem que se dar um tempo amplo para ser aprovado em um concurso (sugiro cinco anos para ter folga), esse é mais ou menos o tempo que uma empresa leva para começar a obter lucros, precisa de capital de giro, determinar um valor mensal que terá disponível para se manter, pagar cursos e livros, mesma coisa acontece com uma empresa que precisa de capital de giro para manter seu estoque.
Deve ter determinação, estudar muito e focar todas as suas atenções para o concurso, na empresa a pessoa deve dedicar-se ao empreendimento, senão tudo pára.
Preocupar-se com a concorrência também é algo parecido, no concurso você precisa ficar de olho no que o seu colega está estudando, qual material está usando, assim você irá aprender e descobrir qual o melhor material e o quanto mais deverá estudar para estar tão preparado quanto ele, o seu único concorrente é você mesmo, eu concordo com isso, mas é necessário você acompanhar a mesma linha dos colegas, porque se a prova vier difícil, será difícil para todos, a concorrência é algo saudável, pois sempre que você olha para o lado e vê alguém estudando mais do que você, você sente uma vontade grande de estudar mais do que aquela pessoa, a mesma coisa acontece com uma empresa, ela não precisa quebrar a empresa concorrente para melhorar os seus lucros, é só olhar a qualidade do produto do concorrente e tentar fazer um produto melhor.

Se você tiver pressa e fizer tudo sem administração e sem paciência, com certeza irá desistir de estudar em menos de um ano (a empresa irá quebrar em menos de um ano) e terá perdido um tempo precioso que poderia ter dedicado a outro empreendimento mais interessante.

I love you

Mi

Mensagens : 1
Data de inscrição : 04/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mi. Como passei!!! Empty PARABÉNS PELA VITÓRIA!!!

Mensagem  Coleguinha Sáb Fev 28, 2009 12:43 pm

Oi Mi,
Adorei esse seu depoimento, assim como Você, também estou estudando desde o final de 2005 e espero ainda poder dar uma Entrevista como a sua ainda nesse Ano!
Desejo muito sucesso, sabedoria..... e agora; divirta-se para compensar esses longos anos de concurseira!!
Tudo de bom para Você!!!
Abraços
Coleguinha
Coleguinha
Coleguinha

Mensagens : 15
Data de inscrição : 22/01/2009
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Mi. Como passei!!! Empty Perfeito!

Mensagem  marcos.odair Qui Abr 02, 2009 7:14 am

Parabéns pelo relato.
Realmente recheado e momentos especiais e de vitória.
Me desculpe, mas não conseguir perceber se vc conseguiu ser aprovada? Smile e para qual concurso?
Boa sorte sempre.
marcos.odair
marcos.odair

Mensagens : 8
Data de inscrição : 02/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mi. Como passei!!! Empty respondendo...

Mensagem  estudante101 Qui Abr 02, 2009 7:36 am

A nossa colega passou p/ o MDIC e pelo o que ela relatou em outros foruns decidiu fazer devido a demora da receita.
O negócio é encarar mesmo outros certames...

estudante101

Mensagens : 117
Data de inscrição : 19/01/2009

http://www.bartendertemnarede.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Mi. Como passei!!! Empty Agradecendo

Mensagem  marcos.odair Qui Abr 02, 2009 7:43 am

Obrigado pela resposta.
Com certeza são as letras da experiência.
Boa semana.
marcos.odair
marcos.odair

Mensagens : 8
Data de inscrição : 02/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mi. Como passei!!! Empty Re: Mi. Como passei!!!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos